Muitas vezes os pais se perguntam sobre a melhor forma de incentivar os filhos que estudam em uma escola bilíngue a continuar praticando o idioma fora do ambiente escolar.
O primeiro passo é lembrar que as crianças aprendem de forma natural na escola, por meio de contação de histórias, músicas e atividades corriqueiras. Então, quando os alunos estão em momentos de descanso e divertimento com a família, eles podem continuar praticando a língua inglesa de forma leve, sem cobranças, nem pressão.
1- Desenhos animados e filmes: você já pensou em mudar a opção de dublado, para áudio original, nas animações em inglês? A criança que já tem contato com a língua no ambiente escolar, não vai sentir diferença. E se seu filho já sabe ler é interessante deixar a legenda em inglês também, assim ele pratica gramática e escrita sem perceber!
2- Livros em inglês: para os pequenos, investir naqueles livrinhos simples, com cores, números e desenhos, é uma forma de manter o contato com a segunda língua, além de estimular o gosto pela leitura. Os pais podem tirar meia horinha para sentar com a criança e interagir com ela. As famílias que não conhecem o idioma, acabam aprendendo um pouquinho também! Para os maiores, adquirir livros com menos figuras e mais textos ajuda a melhorar o vocabulário. Mas quem prefere as histórias em quadrinhas, vá em frente! É divertido e instigante.
3- Músicas: musiquinhas infantis em inglês são uma delícia de ouvir com os pequenos. Em casa, no carro, na festinha. As crianças, no geral, adoram cantar! E as musiquinhas fixam na mente de um jeito que até os pais cantam, sem nem perceber! Quem nunca se pegou cantando uma música infantil enquanto dirige para o trabalho? Os adolescentes podem deixar as canções de roda de lado e ligar o fone de ouvido nas músicas internacionais. Românticas, lentas, agitadas. Tem estilo para todos os gostos musicais!
Viu como é fácil praticar inglês fora da escola? Os pais que dominam o idioma podem conversar com os filhos em inglês durante as atividades de casa, no dia a dia. Aqueles que não falam inglês podem aprender com os filhos. Tenho certeza que os filhos se sentirão valorizados por compartilhar o conhecimento!
GOSTOU DO CONTEÚDO? COMENTE, COMPARTILHE, ENVIE PARA UM COLEGA!
Kommentare